quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Audiência Nacional decreta o encerramento da Ateak Ireki

De acordo com a página visada, o tribunal de excepção espanhol baseia-se num relatório da Guarda Civil para relacionar este meio de comunicação com o Herrira e acabar assim com a sua actividade jornalística. A decisão da AN é passível de recurso. O Tribunal mandou também encerrar as páginas www.egindezagunbideadonostia.com, www.etengabe.wordpress.com e zarauzkoherrira.wordpress.com.

A Ateak Ireki poderá ser encerrada pela Audiência Nacional. O tribunal de excepção espanhol fundamenta este novo ataque à liberdade de expressão num relatório da Guarda Civil no qual a instituição armada associa este meio de comunicação ao movimento Herrira, cujas actividades foram suspensas na sequência da operação de 30 de Setembro, em que 18 membros foram detidos.

A Audiência Nacional espanhola publicou um auto no qual se pede a diversas empresas de telecomunicações que impeçam o acesso da Ateak Ireki, e se decreta o encerramento das suas contas nas redes sociais e da própria página.

A decisão judicial é passível de recurso, mas, neste momento, os responsáveis do portal não sabem «se nas próximas horas ou dias a página ou as redes sociais» continuarão a estar operacionais.

Numa primeira avaliação, os membros da Ateak Ireki «denunciam este novo ataque à liberdade de expressão e informação».

Recordam que este projecto nasceu, precisamente, graças ao apoio de dezenas de jornalistas navarros que, depois do encerramento do Apurtu.org (na sequência de uma operação da Guarda Civil, em Janeiro de 2011), «defenderam que meios de comunicação como este tivessem lugar no panorama comunicativo» e que se respeitasse o direito à liberdade de expressão e de informação. Por isso, pensam que «hoje é um dia triste para a democracia em Euskal Herria».

«Mais uma vez, a Audiência Nacional decide o que é que os cidadãos devem ou não ler, ao mais puro estilo da Inquisição espanhola», afirmam. Anunciam que vão fazer frente a «este novo ataque antidemocrático» com a única arma que possuem: «o exercício da liberdade de expressão». / Ver: ateakireki.com e naiz.info  

Ateak Ireki, testemunha dos acontecimentos  
Sobre a operação de detenção de Luis Goñi (16/10/2013) Operação contra o Herrira (Hernani, 30/09/2013) Sobre a Ikurriña e o processamento de jovens que a defenderam em 2010 (9/11/2013) Ver: Berria  

Ver também: «Ateak Ireki: ventana abierta de una sociedad convulsa y combativa» (naiz.info)