sábado, 16 de novembro de 2013

Ponto de partida para a corrente humana em defesa do direito a decidir

No acto que hoje teve lugar em Durango (Bizkaia), numa Sala Plateruena que foi pequena para tanta gente, a iniciativa nacional de defesa do direito a decidir Gure Esku Dago deu o tiro de partida para a corrente humana de 123 quilómetros que irá unir Durango e Iruñea a 8 de Junho de 2014, uma iniciativa em que esperam reunir 50 000 pessoas. Foram divulgados aspectos práticos da acção e as inscrições estão abertas.

A jurista Zelai Nikolas e o promotor da iniciativa Angel Oiarbide tiveram a seu cargo a apresentação do acto, antes de os músicos Kepa Junkera e Eñaut Elorrieta, o director do Berria, Martxelo Otamendi, a ex-directora da Emakunde Txaro Arteaga, e o professor da UPB Periko Ibarra fazerem um exercício prático sobre a forma como a corrente humana irá decorrer. No dia 8 de Junho de 2014 estarão nalgum ponto entre Durango e Iruñea.

Pelo meio, habitantes de Oñati, Berriz, Mungia, Portugalete, Etxarri Aranatz, Gasteiz e Donostia deram a conhecer as dinâmicas que lançaram nas suas localidades, fruto do trabalho realizado nos últimos meses.

Nikolas e Oiarbide mostraram-se satisfeitos pelo facto de «centenas de cidadãos» se estarem a envolver nesta iniciativa sobre o direito a decidir, sublinhando que «é possível, necessária, oportuna e legítima a acção colectiva em torno da sociabilização e do exercício deste direito fundamental da democracia».

Afirmaram que vão pôr «em movimento milhares de cidadãos» e que depois é a eles que cabe «provocar a multiplicação e a acumulação de forças». Será um «exercício de activação popular, o mais amplo, plural e transversal possível», salientaram.

EH com a Catalunha
Para mostrar que Euskal Herria apoia os passos que o povo catalão está a dar para poder decidir o seu futuro, a Gure Esku Dago anunciou que vai adquirir bilhetes da nova lotaria criada pela Generalitat da Catalunha, a Grossa de Cap d'Any, lotaria de Natal que anda à roda a 31 de Dezembro. A Gure Esku Dago vai adquirir bilhetes no valor de 60 mil euros, que distribuirá e porá à venda em território basco.

Gure Esku Dago [Está nas nossas mãos] 
Kirmen Uribe (letra); Eñaut Elorrieta e Kepa Junkera (música) Ver: naiz.info e Berria