quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Plataforma «Iñigo Gogoan» exige ao Governo de Lakua que revogue nomeação do novo director da Ertzaintza

A plataforma «Iñigo Gogoan», formada por familiares e amigos de Iñigo Cabacas, pediu ao Governo de Lakua que revogue «de imediato» a nomeação do novo chefe da Ertzaintza, Jorge Aldekoa, e anunciou que irá lançar uma petição na plataforma digital Change.org para apoiar essa exigência.

Em comunicado, este colectivo considera que o Governo autonómico «está a gozar com toda a sociedade basca, premiando o responsável da operação em que Iñigo Cabacas caiu morto», e pergunta à conselheira da Segurança, Estefanía Beltrán de Heredia, «que tipo de brincadeira é esta».

Para analisar os passos a dar, a plataforma convocou uma assembleia aberta a colectivos e pessoas «sensibilizadas pela questão» para dia 11 de Dezembro, às 18h00, na Ekoetxea, em Bilbo.

Parlamento recusa criar comissão de investigação
A «Iñigo Gogoan» avaliou também a recusa de todos os grupos parlamentares na Câmara de Gasteiz (com excepção do EH Bildu) em criar uma comissão de investigação sobre a morte do jovem de Basauri (Bizkaia).
A plataforma sublinha que já não encontra «adjectivos suficientemente fortes para descrever a falta de responsabilidade dos grupos no Parlamento de Gasteiz que não quiseram pôr em marcha uma comissão de investigação sobre o assassinato». / Mais sobre o conteúdo do comunicado em naiz.info

Ver também: «O responsável da operação em que morreu Iñigo Cabacas é o novo chefe da Ertzaintza» (naiz.info)