sábado, 16 de novembro de 2013

Milhares pessoas manifestam-se em Iruñea contra o TGV

Mais de 5000 pessoas, de acordo com os organizadores, participaram esta tarde em Iruñea numa manifestação convocada pelo movimento Mugitu contra o projecto do TGV em Euskal Herria e para exigir «a absolvição e o arquivamento» do processo contra os quatro tartalaris, cujo julgamento se inicia na próxima segunda-feira, 18.

À frente da manifestação, que partiu do Parque Antoniutti por volta das 17h20 e terminou na Praça do Castelo, ia uma faixa em que se lia «El TAV es un absurdo. AHT Gelditu Orain», seguida de várias outras com lemas como «A pesar de las imposiciones, abrimos caminos: desobedientzia».

Antes do início da mobilização, em que se ouviram palavras de ordem como «No al tren de alta ferocidad», «Alta velocidad, despilfarro irracional» ou «El dinero del TAV para gasto social», Raúl Oloriz, membro da coordenadora AHT Gelditu, afirmou que «o projecto do TGV em Navarra é um projecto ruinoso num contexto de fortíssimos cortes nas prestações sociais».

«Queremos denunciar o absurdo máximo do TGV em Nafarroa, que se verá reduzido a uma cicatriz de 60 quilómetros entre Castejón e Campanas», criticou Oloriz, que salientou o facto de este projecto «representar a morte do comboio convencional e o encerramento das estações regionais».

Por outro lado, exigiu o arquivamento do processo contra as quatro pessoas acusadas na acção de «entartamento» à presidente do executivo navarro, Yolanda Barcina, afirmando que em «nenhum país do mundo se pediu entre 5 e 9 anos de prisão para um protesto cómico e satírico» deste género. / Ver: Diario de Noticias / Ver: naiz.info / Fotos: manifestação de apoio aos tartalaris (ekinklik.org)