quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Contra despedimento de uma trabalhadora, mais de cem pessoas entopem estação central dos Correios em Iruñea

Cerca de uma centena de pessoas entupiu a Estação Central dos Correios em Iruñea [Pamplona], fazendo fila para enviar uma carta ao Director de Recursos Humanos, Luis Perez Capitán, na qual se exige a reintegração da funcionária Tina Parra Cobos. A Polícia Nacional espanhola interveio e identificou várias pessoas.

Amanhã, terá lugar o «acto conciliatório», mas a empresa já fez saber que vai manter o despedimento, pelo que haverá uma concentração às 9h00 frente à Estação dos Correios no Passeio Sarasate. Na nota divulgada pelo LAB, afirma-se que numa aplicação brutal da reforma laboral do Partido Popular, a Direcção de Recursos Humanos dos Correos despediu uma trabalhadora com 23 anos de serviço. E a falta que cometeu foi... adoecer!

Trata-se da segunda aplicação em Nafarroa da reforma laboral do PP no que se refere a baixas médicas intermitentes: embora reconheça que as baixas estão justificadas, os Correos decidiram que a trabalhadora Tina Parra Cobos «recorreu com uma frequência excessiva a baixas intermitentes por diversas questões de ordem médica». Faltou 35 dias por prescrição médica num período de um ano e dois meses... e despedem-na por isso! É uma selvajaria ao nível do capitalismo do século XIX que a classe trabalhadora navarra não pode tolerar - termina a nota. / Fonte: LAB via ateakireki.com

Leitura:
«Fagor y la izquierda», de Iñaki Gil de SAN VICENTE (lahaine.org)
El problema para el cooperativismo oficial radica en otra parte, a saber, su posicionamiento frente al poder capitalista en su expresión fundamental, la propiedad privada de las fuerzas productivas, y en sus dos estructuras básicas para mantener la propiedad capitalista: el mercado mundial y el Estado burgués.