quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Contra a «Ley del Vascuense» e as «manipulações», navarros mobilizam-se pelo direito a estudar em euskara

Para denunciar os ataques ao modelo D em Nafarroa e as «manipulações» em seu redor, na sequência de um relatório elaborado pela Guarda Civil, e reivindicar o direito a estudar em euskara em todo o território navarro, foram convocadas duas mobilizações.

A plataforma Euskaraz Bizi eta Ikasi Herri Ekimena, que hoje se apresentou em Iruñea, convocou uma manifestação para dia 14 de Dezembro em Tafalla, às 17h00, na qual irá reivindicar o direito a estudar em euskara em todo o território navarro.

A plataforma, que conta com o apoio da maioria dos partidos políticos, da maioria dos sindicatos, de autarcas, vereadores, desportistas, músicos e escritores, reclama o fim da da Ley del Vascuence, a oficialização do euskara e o fim da «zonificação» em Nafarroa.

Quatro dias depois, em Iruñea (Antoniutti Parkea, 18h00), haverá uma nova manifestação em defesa do modelo D, que terá como lema «Hezkuntzan kolore guztiak» [Todas as cores na Educação]. Entre os convocantes, contam-se os sindicatos ELA, EILAS e LAB, e os colectivos Sortzen Ikasbatuaz e Ikasle Abertzaleak. / Ver: naiz.info e Berria

Ver também: «LAB denuncia la campaña de intoxicación y desinformación iniciada por la ultraderecha contra el profesorado navarro» (LAB)
«El franquismo persiguió con saña a los maestros en Nafarroa» (SareAntifaxista)

Reforma educativa de Wert
Maite Aristegi [Amaiur]: «Tirem as vossas mãos das nossas escolas!» No debate que antecedeu a aprovação da Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE), hoje, no Congresso espanhol (com os votos do PP e a abstenção da UPN), a deputada da coligação soberanista basca instou o Governo espanhol a tirar «as mãos das escolas» de Euskal Herria; denunciou a «ofensiva da UPN contra o modelo D no sistema educativo navarro»; e acrescentou que «esta caça às bruxas, esta espionagem inquisitorial é uma amostra [por antecipação] da LOMCE».

Terminou a sua intervenção com bertsos: Euskal Herrian geure hezkuntza / Ari gara eraikitzen / Eta LOMCEri ez diogu utziko / Gure ikasgeletan sartzen [Em Euskal Herria estamos a construir a nossa educação e não vamos deixar que a LOMCE entre nas nossas salas de aula] / Fonte: ehbildu.net

Para hoje, ao fim da tarde, foram convocadas mobilizações contra a LOMCE para Iruñea, Gasteiz, Bilbo e Donostia, pelos sindicatos ELA, LAB, EILAS e diversas associações e instituições (Ikastolen Elkartea, Ikasle Abertzaleak, Sortzen Ikasbatuaz, NIZE, UEU - Udako Euskal Unibertsitatea - e Hik Hasi).