terça-feira, 26 de novembro de 2013

A direcção da cadeia de Sevilha ainda não contactou os presos, há 30 dias em greve de fome

Ao fim de 30 dias de luta - greve de fome ou encerramento nas celas -, a direcção da cadeia andaluza ainda não se dispôs a contactar os presos, que reivindicam o fim do isolamento constante; o reagrupamento dos presos políticos bascos; o respeito pelos direitos fundamentais; o fim do acosso e das agressões constantes.

Hoje, autarcas e vereadores do EH Bildu das terras natais dos presos que estão em greve de fome na cadeia de Sevilha II deram a conhecer numa conferência de imprensa realizada na capital guipuscoana as reivindicações incluídas numa moção que têm estado a promover. Trata-se dos municípios de Donostia, Gasteiz, Errenteria, Azpeitia, Arrasate, Laudio e Hernani.

Na moção, pede-se ao Governo espanhol que acabe com a política de dispersão; pede-se à direcção da cadeia de Sevilha II e às Instituições Penitenciárias que acabem com a situação «extrema» que os presos vivem naquele estabelecimento; os promotores assumem como suas as reivindicações dos presos; e instam a sociedade a envolver-se nas dinâmicas em defesa da paz e dos direitos humanos.

Enara Izagirre, membro da Etxerat, afirmou que os presos se encontram em luta há um mês em virtude da situação extrema e da «tensão permanente» que se vive na cadeia de Sevilha II. Mantêm-se em greve de fome seis dos onze presos que a começaram: Iker Agirre, Gurutz Agirresarobe, Juan Mari Etxebarri, Txus Goikoetxea, Juan Lorenzo Lasa e Roberto Lebrero. Três tiveram de a abandonar por problemas de saúde e dois foram libertados entretanto. / Ver: Berria / Ver também: naiz.info

ACÇÕES DE DENÚNCIA E SOLIDARIEDADE EM GETXO
Desconhecidos lançaram tinta vermelha (parece sangue) contra a porta da sede do PP em Areeta (Getxo, Bizkaia), deixando no local panfletos sobre a situação dos presos na cadeia de Sevilha II, no dia em que cumprem o 30.º dia de luta. (Ver: ukberri.net)

Hoje de madrugada, um grupo de jovens pintou inscrições a favor dos presos políticos bascos na estação de Metro de Algorta (Getxo, Bizkaia). A Ertzaintza apareceu no local por volta das duas da manhã e um deles foi detido.

Foi libertado hoje ao início da tarde, depois de ter sido presente a um juiz no Tribunal de Getxo, sendo acusado de enaltecimento do «terrorismo» e de provocar danos.
Não é claro se este jovem participou ou não na acção de pintura; a iniciativa foi reivindicada pelo colectivo «Algortako gazteak» num vídeo de 41 segundos enviado à ukberri.net «a favor dos de Sevilha».
Nele, vêem-se as inscrições: «Sevilla II borrokan. 30 egun gose greban. Urtzi Paul itxialdian. Denak ala inor ez» [Sevilha II em luta. 30 dias em greve de fome. Urtzi Paul encerrado. Ou todos ou ninguém.]. [É isto o enaltecimento do terrorismo!?]

Denak ala inor ez [Ou todos ou ninguém] Ver: Berria e ukberri.net / Muitas fotos e vídeos da solidariedade com os presos em «Sevilla II: Presoak SOS»