segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Grande adesão à greve no Lanbide - Serviço Basco de Emprego

Depois da forte adesão à paralisação de uma hora registada há uma semana, hoje a maioria dos centros do Serviço Basco de Emprego encerrou, e, de acordo com os sindicatos, a adesão à greve foi superior a 70%.

Com esta jornada de paralisação, convocada pelos sindicatos ELA e LAB, os trabalhadores do Lanbide prosseguem a luta contra a proposta da direcção do Departamento de Emprego sobre o pessoal, que, segundo enfatizaram, irá resultar na destruição de 200 postos de trabalho, em mudanças de local de trabalho à força e na deterioração das condições de trabalho.

Os sindicatos referem também que, «com o grande desemprego» que existe actualmente, os cortes no pessoal do Lanbide vão piorar «o serviço que é devido aos cidadãos».

De manhã, cerca de cem trabalhadores participaram numa concentração frente aos serviços centrais do Lanbide em Txagorritxu (Gasteiz) e, dali, partiram em manifestação até à sede do Governo de Lakua.

Ainda houve alguma discussão com a Ertzaintza, que não deixou que o acto final da mobilização se realizasse na Rua Donostia, frente à sede governamental, e mandou os manifestantes para o passeio oposto.

Os trabalhadores enviaram ainda um documento em que se incluem as suas exigências ao conselheiro do Departamento de Emprego e Políticas Sociais do Governo de Lakua, e aos directores do Lanbide e da Função Pública. / Ver: LAB e Berria