sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Faleceu, no Brasil, Igor Urrutikoetxea, secretário de Relações Internacionais do LAB

Igor Urrutikoetxea, secretário de Relações Internacionais do LAB, faleceu ontem à noite, no Brasil.

No final de Outubro, Urrutikoetxea, que era o secretário-geral da União Internacional dos Sindicatos da Metalurgia e Mineração (UIS-MM), da Federação Sindical Mundial, viajou para o Rio de Janeiro para participar no II Congresso da UIS-MM, no qual iria ser eleito um novo secretário-geral (Francisco Souza, da CTB).

No Rio de Janeiro, o sindicalista basco sofreu um acidente, que o deixou gravemente ferido. Esteve hospitalizado desde então, mas não conseguiu recuperar e faleceu ontem à noite.

Urrutikoetxea nasceu há 38 anos em Lezama (Bizkaia). Antes de ser secretário de Relações Internacionais do sindicato abertzale, passou pela secretaria jurídica, foi responsável da comarca de Hego Uribe (Bizkaia) e, durante quatro anos, foi o responsável pelo sector da Metalurgia.

Firme defensor da luta internacionalista, participou em diversas brigadas organizadas pela Askapena.

Na nota emitida pelo LAB, o sindicato agradece a todos a ajuda que prestaram «nestes momentos difíceis», tanto em Euskal Herria como no Brasil; e afirma: «o nosso amigo e camarada deixa-nos aos 38 anos, mas o seu trabalho, compromisso e luta continuam vivos».

Inúmeros sindicatos, bem como agentes sociais e políticos, a nível nacional e internacional, têm enviado mensagens de pesar ao LAB. / Ver: LAB e naiz.info / Uma das últimas entrevistas concedidas por Igor (Gara via lahaine.org)