sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Duas pessoas acorrentam-se à Delegação do Governo espanhol em Iruñea para apoiar os presos de Sevilha II

Duas pessoas acorrentaram-se hoje à porta principal e a uma janela da Delegação do Governo espanhol em Nafarroa, em Iruñea, para mostrar o seu apoio aos presos políticos bascos em luta na prisão de Sevilha II e criticar a atitude do Governo espanhol, que responsabilizam pelo arrastar da situação.

As duas pessoas, que exibiam mensagens de apoio aos presos de Sevilha que estão em greve de fome – há 26 dias – e de apelo à participação na manifestação que amanhã terá lugar na capital navarra, às 17h00, a partir da antiga estação de autocarros, acorrentaram-se ao edifício por volta das 10h40.

Alguns minutos mais tarde, apareceram agentes da Polícia espanhola, que cortaram as correntes e prenderam os dois activistas, que são acusados de desordens públicas. Foram ainda identificadas quatro pessoas que distribuíam folhetos informativos no local.

O portal Sanduzelai Leningrado refere que a Polícia espanhola identificou dois jornalistas que cobriam a iniciativa, impedindo-os de realizar o seu trabalho e ameaçando-os. O naiz.info, referindo-se a esse ataque ao trabalho jornalístico, alude apenas a um repórter fotográfico, da agência Argazki Press.

Sevilla II-ko espetxean dauden euskal presoekin elkartasuna Ver: naiz.info e Sanduzelai_Leningrado / Ver fotos em ekinklik.org

Para este fim-de-semana, em localidades como Bilbo, Gasteiz ou Hernani, entre outras, foram convocadas concentrações, manifestações, encerramentos e outras acções de apoio aos presos em luta na cadeia andaluza.