sábado, 9 de novembro de 2013

Activistas do Mugitu! acorrentam-se à varanda do Palácio de Nafarroa contra o julgamento dos «tartalaris»

A 18 de Novembro começa na AN espanhola o julgamento dos tartalaris acusados de atirar tartes a Yolanda Barcina. Numa acção que visou protestar contra este julgamento e contra o projecto de construção do TGV, hoje, por volta das 12h45, dois membros do movimento Mugitu! subiram à varanda do Palácio de Nafarroa, sede do Governo foral, e acorrentaram-se aos mastros das bandeiras da União Europeia e de Espanha, que teve de ser retirada. Foram ambos detidos pela Polícia Foral.

Em baixo, no Passeio de Sarasate, juntaram-se centenas de pessoas, que gritaram palavras de ordem contra o TGV e de apoio às quatro pessoas que vão ser julgadas pela acção de «entarteamento» da «presidenta» na reunião da CTP de Outubro de 2011, em Toulouse.

Depois de tentar cortar, sem êxito, os cadeados de mota que prendiam os pescoços dos activistas aos mastros, a Polícia Foral optou por retirar estes últimos e, no processo, foi necessário retirar a sacrossanta bandeira espanhola do Palácio da Deputação de Nafarroa.

Enquanto nalguns recantos de Pamplona e de Madrid se abanavam leques e serviam chás e sais contra os chiliques, no Sarasate reinava a euforia e gritava-se «ikurriña bai, espainola ez». / Ver: naiz.info e Berria

Os «Forais» a tirarem a espanhola [Ion Telleria] Acção do Mugitu!: AHTrik ez! Tartalariak aurrera! (Mugitu!) Ver: ateakireki.com e Comunicado do Mugitu!