segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sábado, em Maule, manifestação contra a atitude de «desprezo» do Governo francês

A plataforma Batera convocou para este sábado, às 15h00, em Maule (Zuberoa) uma mobilização que visa denunciar a atitude de Paris relativa ao euskara e à reivindicação de uma Colectividade Territorial para Ipar Euskal Herria. Para os organizadores, é fundamental responder ao «desprezo» do Governo francês em relação a Euskal Herria, bem patente na recusa da criação de uma colectividade territorial ou na forma como as ikastolas têm sido «atacadas». A Plataforma recorda ainda outras duas reivindicações: a oficialização da Euskal Herriko Laborantza Ganbera [Câmara Agrícola do País Basco] e a criação de uma universidade no País Basco Norte.

O facto de a manifestação ter lugar na capital de Zuberoa é uma mensagem política clara, de acordo com os organizadores: «Precisamos de uma Euskal Herria com um desenvolvimento coerente, em que o interior e a costa sejam tidos em conta; por isso organizámos a manifestação em Maule [no interior]». É, para além disso, o tempo e o local próprio para «defender o perímetro, a coesão e a integridade de Ipar Euskal Herria». / Ver: Berria / Mais informação: batera.info

Na foto: No sábado passado, um número significativo de figuras ligadas à cultura, ao desporto e a outras áreas da sociedade e diversos eleitos juntaram-se na Câmara Municipal de Maule e fizeram um apelo à participação na manifestação de dia 30, convocada pela plataforma Batera. (Ver: kazeta.info)