sábado, 23 de novembro de 2013

Centenas de pessoas manifestam-se em Iruñea para apoiar os presos de Sevilha II, há 27 dias em greve de fome

Seguindo atrás de uma faixa em que se lia «Euskal presoen eskubideak errespetatu» [Respeitem os direitos dos presos bascos] e exibindo inúmeras bandeirolas a favor do repatriamento dos presos políticos, centenas de pessoas manifestaram-se esta tarde nas ruas de Iruñea em solidariedade com os presos bascos que estão em greve de fome ou encerrados nas celas na cadeia de Sevilha II, há 27 dias, em luta contra os maus-tratos e as condições de vida que enfrentam no estabelecimento andaluz.

Familiares dos presos que estão a levar a cabo o protesto convocaram uma conferência de imprensa para amanhã em Hernani (Gipuzkoa), na qual se espera que dêem a conhecer mais detalhes sobre a situação actual dos presos políticos e sobre as suas reivindicações.

Para a semana que vem estão previstas diversas mobilizações de apoio. No campus universitário de Gasteiz, a Ernai organizou um jejum solidário. Também se prevê que o protesto alastre a mais prisões.

Os presos estão a passar frio
Os presos de Sevilha II estão quase a entrar na quarta semana de greve de fome e hoje soube-se que estão a passar frio. No caso do gasteiztarra Roberto Lebrero, pessoas próximas afirmaram que lhe tiraram a manta de dormir. Os familiares dos presos têm estado a pedir às pessoas que telefonem para a cadeia para exigir que liguem a calefacção. / Ver: naiz.info / Mais fotos e informação: ekinklik.org
/ VÍDEO: manifestação solidária com os presos de Sevilha II (ateakireki)

KOLDO APARICIO, PRESO EM GREVE DE FOME, FOI LIBERTADO
O preso político basco Koldo Aparicio foi libertado esta manhã, depois de passar os últimos 18 anos e meio na cadeia. O natural de Basauri (Bizkaia) era um dos presos bascos que a 28 de Outubro entraram em greve de fome, em protesto contra os maus-tratos e as condições de vida no estabelecimento de Sevilha II.

Iker Agirre, Gurutz Agirresarobe, Asier Arzalluz, Juan Mari Etxebarri, Jesús Goikoetxea, Juan Lorenzo Lasa e Roberto Lebrero cumprem hoje o 27.º dia de greve de fome. Já perderam cerca de 12-13 quilos. Lutam pelo fim do isolamento; pelo reagrupamento dos presos políticos bascos; pelo respeito dos seus direitos fundamentais; pelo fim do acosso e das agressões constantes de que são alvo. (naiz.info)