Familiares e amigos dos presos políticos bascos que estão em greve de fome na cadeia de Sevilha II (cumprem hoje o 28.º dia) deram uma conferência de imprensa em Hernani (Gipuzkoa), tendo anunciado a convocatória de uma manifestação para o próximo domingo em Donostia, na qual se irá exigir o respeito pelos direitos dos presos em luta.A manifestação parte do Boulevard às 12h30 e tem como lema «Sevilla II SOS. Euskal presoak gose greban dagozkien eskubideen alde» [Sevilha II SOS. Pelos direitos que assistem aos presos bascos em greve de fome].
Segundo afirmaram na conferência de imprensa, ao longo da semana irão levar a cabo outras iniciativas com o objectivo de encontrar uma solução para a situação dos presos que estão na cadeia andaluza. Fizeram ainda saber que, apesar de estarem bastante frágeis, os seus familiares se encontram fortes do ponto de vista anímico. / Ver: naiz.info
Presos políticos bascos Ibai Mateo e Pagoa Zulueta, em liberdade
Ibai Mateo (Txantrea, Iruñea) foi libertado na segunda-feira passada, depois de cumprir quatro anos de pena. Saiu da prisão de Soto del Real e, cá fora, era aguardado por amigos e familiares, para fazerem a viagem de regresso a Euskal Herria juntos.
Mateo foi detido pela Polícia francesa em Julho de 2009, juntamente com Oihana Mardaras. Quando da detenção, o navarro sofreu um acidente grave e foi hospitalizado. (naiz.info) 
Pagoa Zulueta (Leioa, Bizkaia) foi libertado hoje, depois de cumprir uma pena de seis anos. Encontrava-se na prisão de Daroca (Saragoça). Foi detido em Fevereiro de 2005, numa operação em que foram detidas mais 13 pessoas. Ficaram todos incomunicáveis em poder da Polícia espanhola e todos afirmaram ter sido torturados. Zulueta passou assim quatro dias e, ao ser presente ao juiz Baltasar Garzón, recebeu ordem de prisão.O leioaztarra passou quase dois anos na cadeia, tendo sido libertado depois de pagar uma fiança de 12 mil euros, em Janeiro de 2007. Em Novembro de 2009 voltou a ser encarcerado, depois de a AN, acusando-o de prestar ajuda à ETA, o ter condenado a seis anos de cadeia. (ukberri.net)




