domingo, 24 de novembro de 2013

Dia 1, em Donostia, manifestação de apoio aos presos em greve de fome

Familiares e amigos dos presos políticos bascos que estão em greve de fome na cadeia de Sevilha II (cumprem hoje o 28.º dia) deram uma conferência de imprensa em Hernani (Gipuzkoa), tendo anunciado a convocatória de uma manifestação para o próximo domingo em Donostia, na qual se irá exigir o respeito pelos direitos dos presos em luta.

A manifestação parte do Boulevard às 12h30 e tem como lema «Sevilla II SOS. Euskal presoak gose greban dagozkien eskubideen alde» [Sevilha II SOS. Pelos direitos que assistem aos presos bascos em greve de fome].

Segundo afirmaram na conferência de imprensa, ao longo da semana irão levar a cabo outras iniciativas com o objectivo de encontrar uma solução para a situação dos presos que estão na cadeia andaluza. Fizeram ainda saber que, apesar de estarem bastante frágeis, os seus familiares se encontram fortes do ponto de vista anímico. / Ver: naiz.info

Presos políticos bascos Ibai Mateo e Pagoa Zulueta, em liberdade
Ibai Mateo (Txantrea, Iruñea) foi libertado na segunda-feira passada, depois de cumprir quatro anos de pena. Saiu da prisão de Soto del Real e, cá fora, era aguardado por amigos e familiares, para fazerem a viagem de regresso a Euskal Herria juntos. Mateo foi detido pela Polícia francesa em Julho de 2009, juntamente com Oihana Mardaras. Quando da detenção, o navarro sofreu um acidente grave e foi hospitalizado. (naiz.info)

Pagoa Zulueta (Leioa, Bizkaia) foi libertado hoje, depois de cumprir uma pena de seis anos. Encontrava-se na prisão de Daroca (Saragoça). Foi detido em Fevereiro de 2005, numa operação em que foram detidas mais 13 pessoas. Ficaram todos incomunicáveis em poder da Polícia espanhola e todos afirmaram ter sido torturados. Zulueta passou assim quatro dias e, ao ser presente ao juiz Baltasar Garzón, recebeu ordem de prisão.
O leioaztarra passou quase dois anos na cadeia, tendo sido libertado depois de pagar uma fiança de 12 mil euros, em Janeiro de 2007. Em Novembro de 2009 voltou a ser encarcerado, depois de a AN, acusando-o de prestar ajuda à ETA, o ter condenado a seis anos de cadeia. (ukberri.net)