sábado, 30 de novembro de 2013

Quatro jovens detidos em acções de protesto relacionadas com os presos

Dois jovens foram detidos ontem à noite pela Polícia espanhola em Bilbo, sendo acusados de fazer inscrições relacionadas com os presos. Outros dois foram detidos hoje pela Ertzaintza, frente à prisão de Zaballa (Gasteiz), quando participavam numa acção de protesto contra a grave situação que os presos políticos bascos enfrentam e para exigir o seu repatriamento.

De acordo com a informação divulgada pelo portal Gazte Iraultza, perto de 40 jovens concentraram-se hoje frente à cadeia alavesa de Zaballa, no âmbito da campanha «Denak al inor ez» [ou todos ou ninguém]. A Ertzaintza interveio de forma violenta, carregando à bastonada sobre os jovens e provocando vários feridos. Dois deles foram detidos, depois de terem exibido uma faixa em que se lia «gartzela politika hiltzailea, euskal presoak etxera» [política penitenciária assassina, presos bascos para casa].

A mesma fonte informa que todos os jovens foram identificados e que, no final, todos os carros dos participantes na acção foram revistados. Revela ainda que os polícias tiraram as câmaras e as gravações aos jornalistas que tinham estado a cobrir a iniciativa. Em todo o caso, afirmam que têm em seu poder algumas imagens da acção, gravadas por testemunhas presenciais.  

Acção junto à cadeia de Zaballa Ver: gazteiraultza.info e topatu.info

«Concentração em Bilbo para denunciar a situação dos presos na prisão de Sevilha» (naiz.info)
Cerca de duzentas pessoas concentraram-se hoje à tarde na Praça Elíptica, em Bilbo, para denunciar a situação em que se encontram os presos políticos bascos encarcerados na cadeia de Sevilha II. Fizeram um apelo à mobilização para se acabar com o isolamento a que estes presos são submetidos.

«Câmara Municipal de Gasteiz rejeita uma moção contra a dispersão» (naiz.info)
Na moção apresentada pelo Bildu, que foi rejeitada na sessão plenária da Câmara Municipal de Gasteiz com os votos do PP e do PSE, exigia-se ao Governo espanhol o fim da política de dispersão e solicitava-se à Câmara que pedisse à direcção da prisão de Sevilha II e às Instituições Penitenciárias o fim imediato da «situação extrema que os presos bascos vivem nesse centro». Durante o debate da moção, representantes da Etxerat denunciaram a situação dos seus familiares presos, e, cá fora, outros membros deste colectivo realizaram uma concentração.