quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jornada de mobilizações solidárias com os «tartalaris», antes da manifestação de sábado

Convocada pelo movimento de desobediência ao TGV Mugitu!, realizou-se esta terça-feira, 12, uma jornada descentralizada de concentrações e acções de protesto contra esta infra-estrutura e de solidariedade com as pessoas processadas pelo lançamento de tartes à presidente do Executivo navarro, Yolanda Barcina. O julgamento tem início na próxima segunda-feira, 18, na AN espanhola.

Um grupo de pessoas de Erribera, Lizarra e Iruñea juntou-se em Cadreita (Nafarroa) para exigir a paralisação imediata e definitiva das obras do TGV. Os participantes no protesto, que foram identificados por várias patrulhas da Polícia Foral, sentaram-se no ramal Cadreita-Castejón durante 35 minutos, parando os trabalhos. [Comunicado da acção de protesto]

Para além disso, ao longo do dia realizaram-se concentrações, kalejiras, entre outras iniciativas, em localidades como Bilbo – apoiada por sindicatos e agentes sociais –, Donostia, Azpeitia, Arruazu, Basauri, Irun, Tolosa e Lezo-Orereta.

Fora das fronteiras de Euskal Herria, foram também convocadas iniciativas contra o julgamento dos tartalaris no Estado espanhol (Saragoça, Mérida, Astúrias e Santander), bem como no Val Susa (Itália) ou Stuttgart (Alemanha).
A culminar esta campanha, este sábado haverá uma manifestação em Iruñea (17h00, a partir do Parque Antoniutti). / Muita informação e fotos: mugitu! e mugitu!

Paralisação dos trabalhos em Cadreita [Mugitu!] AHT gelditzeko!