quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Faleceu a refugiada Ana Gastesi, depois de passar 27 anos longe de casa

Ana Gastesi, refugiada política natural Iruñea, morreu ontem, 6 de Novembro, em Nafarroa Beherea, aos 76 anos de idade. Encontrava-se há 27 anos fora de casa, vindo a falecer sem ter conseguido regressar à sua terra natal, informou a Etxerat.

Numa nota, a associação Etxerat manifestou «todo o seu apoio e solidariedade nestes momentos tão difíceis» aos familiares e amigos de Ana Gestesi, refugiada política de Iruñea que residia em Iparralde desde que fugira, há 27 anos.

A Etxerat exige que se respeite o direito das refugiadas e dos refugiados políticos bascos «a viver livremente em Euskal Herria, para que não se repita este tipo de situações».

«Por causa da perseguição política e do medo da tortura, desconhece-se o paradeiro de muitos dos nossos familiares e amigos, ou em que condições de vida se encontram. Esse dia-a-dia é especialmente duro para os familiares, que não sabem onde ou como se encontram os seus seres queridos», sublinha a associação.

Assim, a Etxerat considera necessário dar passos positivos na situação dos/as refugiados/as e deportados/as políticos/as bascos/as «para se poder avançar no caminho da paz e da resolução do conflito». / Fonte: etxerat.info e ateakireki.com