quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Arguidos no txupinazo de 2010 responsabilizam Polícia Municipal pelos incidentes

Realçaram o facto de o jovem que foi atingido por uma garrafa ter afirmado no julgamento que a atitude da Polícia não foi correcta.

Numa conferência de imprensa que ontem teve lugar em Iruñea, Ibai Moreno e Aitor Sola afirmaram que a Udaltzaingoa foi a responsável pelos acontecimentos ocorridos no txupinazo de 6 de Julho de 2010, e acrescentaram que todos os que participaram no julgamento chegaram a essa conclusão, incluindo a acusação particular. Até o jovem espanhol que foi atingido por uma garrafa e ficou ferido disse que a Polícia não agiu correctamente.

Os arguidos afirmaram que a atitude «violenta» dos agentes no txupinazo teve como objectivo fazer desaparecer a ikurriña da Praça do Município. «E não podemos entender tudo isto se não tomarmos em consideração a participação dos responsáveis políticos. Onde teve início a operação que provocou feridos e pôs em causa a segurança das pessoas no txupinazo?».

Excerto da conferência de imprensa Treze jovens foram constituídos arguidos pelos incidentes ocorridos no início das festas de San Fermin em 2010. O Ministério Público pede três anos de prisão para quem alegadamente atirou a garrafa. Para os outros, pede dois anos e meio de cadeia por «atentado» e um ano por desordens públicas. / Fonte: Berria e ateakireki.com