terça-feira, 12 de novembro de 2013

Julgamento de Lander e Aingeru: acções de protesto em Madrid, Turim, Nápoles e Bérgamo

Ontem, enquanto decorria na AN espanhola o julgamento dos militantes bascos Lander Fernández Arrinda e Aingeru Cardano, realizaram-se concentrações e acções de protesto em Madrid, junto à AN espanhola, em Turim, frente ao Consulado espanhol, em diversas praças e pontes de Nápoles, e também em Bérgamo.

Lander foi detido em Roma em Junho de 2012 e extraditado para Espanha em Abril deste ano, ao cabo de 10 meses de prisão domiciliária e de uma longa e intensa campanha de solidariedade do comité «Un caso basco a Roma» e dos EHL (Amigos do País Basco), que denunciaram a perseguição política sofrida pelo jovem bilbaíno e exigiram respeito pelos direitos de todos os presos políticos bascos.

Ontem, uma delegação de activistas do comité «Un caso basco a Roma» concentrou-se frente à Audiência Nacional, em Madrid, em solidariedade com Lander.

Ao mesmo tempo, um grupo de activistas solidários com Euskal Herria realizou uma acção de protesto frente ao Consulado de Espanha em Turim. De acordo com a informação divulgada pelo portal digital Infoaut, «três pessoas entraram no edifício com a intenção de ali pendurar uma faixa e manifestar ao cônsul que na cidade de Turim também se denuncia a política repressiva de Madrid», enquanto no exterior do edifício um grupo de activistas denunciava a situação de Lander distribuindo panfletos e mostrando bandeiras, o que motivou a intervenção «particularmente nervosa» de agentes da Digos e da Polícia, que tentaram levar o material referido.

Pese embora a atitude agressiva dos corpos policiais, os participantes mantiveram-se firmes no local e fizeram ouvir ainda com mais força a solidariedade com Lander, Aingeru e o povo basco na sua luta pela independência e liberdade.
Os três activistas que entraram no consulado com a faixa foram detidos e levados para a esquadra para serem identificados, afirma o mesmo portal.

Em Nápoles, o comité local dos EHL e algumas organizações universitárias denunciaram a situação de Lander e do Colectivo de Presos Políticos Bascos em geral, colocando faixas em diversos pontos da cidade.

Também em Bérgamo os Euskal Herriaren Lagunak locais denunciaram o julgamento de Lander e Aingeru. / Mais informação: askapena.org