quinta-feira, 16 de abril de 2009

De Getaria a Donostia, passando por Andoain e Iruñerria

Dois getariarras notificados pelo tribunal de excepção por colar cartazes da D3M

Dois habitantes de Getaria (Gipuzkoa) receberam uma notificação para prestar declarações na Audiência Nacional espanhola no dia 27 de Abril, depois de terem sido identificados pela Ertzaintza por colarem cartazes da D3M, na última campanha eleitoral. Por causa desta citação, a esquerda abertzale de Getaria iniciou uma recolha de assinaturas no município como forma de manifestar o máximo apoio e toda a solidariedade aos dois processados, além de reivindicar o direito de todos os cidadãos à participação na actividade política.

Fonte: Gara



A Procuradoria pede dois anos de prisão para os detidos na sequência da homenagem a Imanol Gómez

A Procuradoria do Supremo Tribunal confirmou ontem o pedido de dois anos de prisão efectuado em Outubro passado na Audiência Nacional espanhola contra o jovem de Andoain Iker Otamendi, Mikel López, de Burlata, e Iñaki Aristu, de Iruñea, por um delito de “atentado a agentes da autoridade”. A defesa dos três jovens solicitou a sua absolvição, ao entender que a declaração dos agentes não é, por si só, suficiente para violar a presunção de inocência dos processados.


Os três jovens foram presos pela Ertzaintza em Julho de 2005, depois da homenagem prestada a Imanol Gómez, militante da ETA falecido poucos dias antes, no bairro donostiarra de Larratxo. A resolução do tribunal de excepção, em Outubro, absolveu os processados do delito de “alterações da ordem pública”, de que também eram acusados pela Procuradoria.

Fonte: Gara