domingo, 5 de abril de 2009

Sem pingo de vergonha!: proíbem as cerimónias de ‘ongietorri’ a Amparo Lasheras e Iker Rodrigo


Cem pessoas denunciam a proibição de Garzón ao ongietorri a Iker Rodrigo

Ontem, era para ter lugar em Erandio uma cerimónia de ongietorri a Iker Rodrigo, detido na operação contra a D3M e o Askatasuna, mas na sexta-feira o acto foi proibido pelo juiz Baltasaro. Para denunciar esta proibição, uma centena de pessoas manifestou-se pelas ruas da localidade biscainha. A Ertzaintza, que na sexta-feira entrou em vários estabelecimentos para comunicar a proibição, seguiu de perto os manifestantes, impedindo-os de mencionar o nome de Rodrigo.

Proíbem o ongietorri a Amparo Lasheras em Gasteiz

Amparo Lasheras, que retomou a liberdade na quarta-feira passada, depois de passar dois meses na prisão por querer participar nas eleições de 1 de Março, iria ser recebida, seguramente, com um emotivo ongietorri na sexta-feira, na capital alavesa. No entanto, segundo o GARA apurou, os organizadores da cerimónia receberam uma chamada nessa mesma tarde, na qual lhes foi comunicado que o acto de boas-vindas tinha sido proibido pela Audiência Nacional espanhola.
[Porra! Chamam-lhe “democracia”, mas é outra coisa! Não bastou prendê-los por exercerem o seu direito à actividade política, forçar a ilegalização das listas em que concorriam às eleições e agora ainda proíbem as mostras públicas de carinho que os seus conterrâneos lhes querem tributar! Porra, é demais!]

Por outro lado, como acontece todas as sextas-feiras, centenas de cidadãos solidarizaram-se com a situação que sofrem os presos políticos bascos dispersos pelos territórios espanhóis e franceses. Em Zarautz juntaram-se 125 moradores para reivindicar o respeito pelos direitos dos prisioneiros; em Usansolo foram 20 e 24 em Mundaka.
Lizarra acolheu uma concentração de 46 moradores e em Iruñea, a capital, reuniram-se 280. Em Ondarroa juntaram-se 140; em Orereta 102; 61 em Lazkao; 55 em Soraluze; 40 em Amurrio, Oñati e Elgoibar; 66 em Arbizu; 56 em Tafalla; 48 em Galdakao; 23 em Baztan; 449 em Gasteiz; 50 em Deba; 15 em Bera; 270 em Donostia; 54 em Etxarri-Aranatz e 60 em Larraga.

Fontes: Gara / Gara