quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ex-presos afirmam que a dispersão fracassou nos seus objectivos políticos


Uma vintena de ex-presos políticos bascos pertencentes a diferentes gerações juntaram-se em Donostia em virtude de passarem agora 20 anos desde que a dispersão começou a ser aplicada ao colectivo de presos políticos bascos.
Duas ex-prisioneiras, em nome do Movimento pró-Amnistia, lembraram que a dispersão penitenciária começou a ser imposta após as negociações de Argel, com o propósito de dividir e separar o colectivo, afastar os presos de Euskal Herria, endurecer as suas condições de vida e afastá-los da vida política basca, para assim os converter em sujeitos sem direitos, aniquilá-los como pessoas e reduzir a sua capacidade de acção.

Denunciaram as “graves consequências” dessa política, à qual se juntaria depois o Estado francês, que nestes 20 anos se traduziu em mortes, acidentes, isolamento, falta de assistência sanitária e num enorme encargo financeiro, assinalando ainda que “a dispersão se converteu na face mais cruel da política penitenciária”.

Embora tenha feito “muitos estragos”, realçaram que “fracassou nos seus objectivos políticos”, porque “a dignidade do colectivo de presos soube fazer-lhe frente” e porque a maioria da sociedade e dos agentes políticos de Euskal Herria tomou uma posição contrária à dispersão.
No entanto, apesar disso a dispersão continua a ser aplicada, e as últimas declarações dos governantes espanhóis apontam para um intensificação dessa via, pelo que “ainda há muito para fazer até acabar com a dispersão”, afirmaram.

Assim, consideram necessário juntar forças e aumentar a pressão social para acabar com essa politica. E foi neste sentido que o Movimento pró-Amnistia fez um apelo à participação nas mobilizações que terão lugar a 17 de Abril, Dia Internacional dos Presos Políticos, nas quais se exigirá a repatriação dos presos.

Fonte: Gara
Sakabanaketak 20 urte / 20 anos de Dispersão: 22 presos e ex-presos mortos; 16 familiares mortos; mais de 300 acidentes rodoviários; mais de 400 feridos resultantes dos acidentes.