terça-feira, 28 de abril de 2009

PreSOS


Jovens detidos recebem o apoio de centenas de pessoas em Donostia

No sábado à tarde, sempre acompanhadas pela chuva, entre 800 e 1000 pessoas participaram em Donostia numa manifestação para denunciar as operações policiais contra os jovens bascos e, mais concretamente, a que faz que dez deles se mantenham atrás das grades, sob acusação de relação com a Segi. Ao todo, são 26 os detidos neste processo, quinze dos quais depois de se terem apresentado voluntariamente na Audiência Nacional espanhola.

Entre gritos de «Euskal gazteria aurrera» e invectivando o PSOE – a marcha passou à frente da sua sede na rua Prim –, a manifestação alcançou a Praça Easo, onde a operação foi evocada com base em vários pontos de vista. Um detido lembrou como foi a sua passagem pela esquadra, e depois um dos jovens que continuam presos apresentou também o seu testemunho, através de uma gravação feita na prisão. Lembram-se circunstâncias diversas, como a de vários detidos terem permanecido cinco dias sob incomunicação na esquadra e outros cinco na prisão para facilitar novas detenções.

Proibição em Sestao
Por outro lado, em Sestao a Ertzaintza impediu a realização de um evento contra a dispersão penitenciária que tinha sido autorizado pelo Município. De acordo com as informações avançadas pelos convocantes, os de uniforme apareceram no local e fizeram saber que, no caso de o acto se iniciar, “partimo-vos a cara”, tendo depois desmontado violentamente o que tinha sido preparado para a ocasião, cortando cordas e arrancando faixas. Alegaram que se tratava de uma homenagem aos presos e não o iriam permitir.

Em Hondarribia, 35 pessoas juntaram-se numa concentração em prol dos presos. Na sexta, em Mundaka, foram 20.

Fonte: Gara


Em Oñati, recolha de assinaturas em defesa dos presos

Começou a recolha de assinaturas em defesa dos presos políticos bascos em Oñati. A iniciativa arrancou neste fim-de-semana e espera-se que abarque diferentes âmbitos da localidade guipuscoana. A apresentação esteve marcada pela elevada participação.

Fonte: askatu.org

«Elkartasun Eguna», em Azkoitia

O evento iniciou-se da parte da manhã e contou com actividades ao longo de todo o dia. Mais para a tarde, mais de 350 pessoas participaram numa manifestação que percorreu as ruas da localidade.

Dados e avaliação emitida pelo Movimento pró-Amnistia:


- “Estamos muito satisfeitos com a participação no Elkartasun Eguna [Dia da Solidariedade], demonstrando-se uma vez mais que o povo de Azkoitia está com os presos políticos bascos”.
- 80 pessoas participaram na corrida popular.
- 140 pessoas estiveram presentes no almoço.
- Mais de 350 pessoas participaram na manifestação, à tarde.


Fonte: askatu.org