quinta-feira, 30 de abril de 2009

Seis anos depois, exigem o arquivamento do processo contra a Udalbiltza


Ontem, passaram seis anos sobre a operação policial contra a Udalbiltza (1) e centenas de pessoas exigiram o arquivamento do processo nas concentrações realizadas à tarde em frente a vários municípios bascos.

Em Iruñea [Pamplona], um grupo de autarcas e vereadores da esquerda abertzale pediu ao PNV, ao EA e ao AB que “reactivem” a Udalbiltza, porque “é a melhor resposta que se pode dar à repressão espanhola”. Tal como na capital navarra, houve concentrações em frente às sedes municipais em Bilbau, Ea, Aulesti, Mutriku, Azpeitia, Hernani, Lazkao, Zarautz e Agurain, e também nas praças Telletxe, em Algorta, e Untzaga, em Eibar.

Os 22 acusados neste processo enfrentam penas que oscilam entre os 10 e os 23 anos, mas, tal como realçaram a semana passada, acreditam que existem mais razões que nunca para encerrar o processo judicial.


Como recordaram, nos últimos tempos surgiram argumentos favoráveis ao arquivamento deste processo, como sejam a posição mantida pela Procuradoria no «caso Egunkaria», em que admitiu não ter razões para sustentar a acusação, e o relatório emitido pelo relator dos Direitos Humanos da ONU sobre o Estado espanhol. Realçaram ainda o apoio que receberam da sociedade, como o do Parlamento de Gasteiz ou veiculado nas mais de mil assinaturas de vereadores e ex-vereadores, em denúncia do processo judicial.

Fonte: Gara

Notícia relacionada: «Vêem novos elementos para encerrar o ‘caso Udalbiltza’, seis anos depois» (Gara, 26/04/2009)

(1) Assembleia de Municípios e Eleitos Municipais de Euskal Herria, criada em 1999, no Palácio Euskalduna, em Bilbau.