quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Gaztetxe de Gasteiz comemora o 21.º aniversário durante três semanas


Com o lema «Gaztetxeak 21 eta zuek auzotik at», as actividades começaram ontem à tarde, com um debate da Etxerat sobre os presos da Alde Zaharra [Parte Antiga]. As celebrações vão durar até 10 de Maio, e os representantes do gaztetxe apelaram à “participação conjunta nas diferentes iniciativas previstas”.
Durante estas três semanas haverá debates, projecções de documentários, uma prova de boulder (escalada), olimpíadas das Gazte Asanbladas de Gasteiz e várias actuações musicais. Neste sábado, haverá ainda o tradicional almoço popular.

Espaço «imprescindível»
Desde 1988, o Gaztetxe de Gasteiz anda a dar “cor à cidade”, que, no entender destes jovens, todos os dias “amanhece um pouco mais cinzenta”.
Realçaram que a casa da colina é, há duas décadas, um espaço “imprescindível”, e acrescentaram que, com a organização participativa e a autogestão, “põem em causa a forma de fazer política das instituições”. Afirmaram ainda na conferência de imprensa que, “embora haja muito para comemorar, continua a haver muita luta pela frente”.

Neste sentido, o Gaztetxe tem denunciado o controlo social que existe no bairro, e ontem destacaram que, nas últimas semanas, esse controlo “aumentou” com a presença da Guarda Civil e da Polícia espanhola nas ruas do bairro.
Na sua perspectiva, por trás desta intensa presença policial, “existe uma tentativa de controlar um bairro que não se deixou dominar”. Mas a Alde Zaharra de Gasteiz “jamais será o bairro-montra que os turistas desejam”.

Zuriñe ETXEBERRIA

Fonte: Gara

Mais informação: http://www.gasteizkogaztetxea.org/

Gaztetxeak 21 ta zuek auzotik at! 21 anos de Gaztetxe e vocês fora do bairro!