quinta-feira, 30 de abril de 2009

Os presos políticos bascos em Algeciras, em greve de fome


Os dezasseis bascos encarcerados na prisão de Algeciras iniciaram uma greve de fome como forma de protesto, depois de os guardas prisionais terem protagonizado um novo episódio de repressão sobre o preso Arkaitz Bellon, a quem deram uma sova há precisamente um ano.

Os prisioneiros políticos encarcerados na prisão de Algeciras-Botafuego iniciaram uma greve de fome como forma de protesto contra as agressões que os guardas prisionais lhes infligem. Mais concretamente, os presos bascos tomaram essa decisão depois de o elorriotarra Arkaitz Bellon ter passado por um novo episódio de inspecções arbitrárias e de ameaças.

De acordo com o Movimento pró-Amnistia, os guardas que há cerca de um ano bateram no preso político de Elorrio Arkaitz Bellon foram os mesmos que entraram pela sua cela adentro na última segunda-feira, “deixando-a de pantanas, entre insultos e ameaças”. Perante esta situação, os dezasseis bascos que se encontram na prisão referida – Xabier Abaunza, Arkaitz Bellon, Iñaki Cañas, Mikel Egibar, Josetxo Etxeberria, Arantza Garbayo, Jorge González, Sendoa Jurado, Asier Larrinaga, Karmelo Lauzirika, Xabier Makazaga, Inma Noble, Inma Pacho, Premin Sanpedro, Aurken Sola e Asier Tapia – anunciaram o início da greve de fome. O Movimento pró-Amnistia não deu informações quanto à sua duração.
Fonte: Gara