terça-feira, 7 de abril de 2009

De presos, familiares e fatxas


Mobilizações contra a retirada de fotos dos presos políticos

50 pessoas mobilizaram-se no domingo, em Segura, em protesto contra a retirada, na última quinta-feira, das fotografias de dois presos políticos que se encontravam na praça desta localidade. Também colocaram faixas com as fotos destes presos por todo a localidade. Em Zaldibia, pelo mesmo motivo, juntaram-se 40 pessoas.

Por outro lado, centenas de pessoas participaram em Andoain no ongietorri oferecido ao ex-preso político desta localidade Aritz Arnaiz, que foi posto em liberdade depois de passar 14 anos na prisão. Apesar da presença da Ertzaintza, que filmou quem assistia à cerimónia, Arnaiz pôde receber as boas-vindas dos seus conterrâneos.
Em Hernani, 450 pessoas denunciaram o encarceramento dos últimos detidos, bem como os maus-tratos que lhes infligiram.

Fonte: Gara


O preso político de Santurtzi Unai Hernández sai em liberdade

O preso político de Santurtzi Unai Hernández, processado no sumário 18/98, detido em Lapurdi em Fevereiro de 2008 e entregue em Julho desse ano às autoridades espanholas, foi posto em liberdade, depois de pagar uma fiança de 30 000 euros.
Estava prevista para ontem uma cerimónia de ongietorri. Também em Santurtzi, 70 pessoas mobilizaram-se ontem pelos presos e a Ertzaintza filmou-os.
Houve ainda mobilizações pelos presos em Ataun (25 pessoas), Ordizia (20), Zaldibia (15), Euba (10), Ondarroa (65), Altza (25), Añorga (12), Iurreta (45), Otxarkoaga (17) e Laudio (45).

Fonte: Gara


Interpõem recurso contra as ajudas de Lakua e Elorrio aos familiares dos presos

O ministro espanhol do Interior, Alf Rubalcaba, e o seu homólogo da Justiça, Fran Caamaño, decidiram que a Magistratura do Estado deve apresentar um recurso no Tribunal Superior de Justiça do País Basco contra as ajudas que o Governo de Lakua aprovou nesta legislatura para as deslocações das famílias dos presos bascos.
Da parte do Executivo autonómico, ainda em funções, o conselheiro da Justiça, Joseba Azkarraga, criticou o “oportunismo político” do recurso.
A Magistratura do Estado apresentou também um outro recurso contra a aprovação no Município de Elorrio de uma ajuda de 23 000 euros aos familiares dos perseguidos políticos desta localidade biscainha.

Fonte: Gara