quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os oito bascos que continuam detidos em Paris e Madrid comparecem hoje perante o juiz


Os três cidadãos bascos detidos no sábado em Montoriol foram transferidos esta madrugada para Paris, onde serão presentes à juíza Le Vert. Por outro lado, os cinco jovens que permanecem em poder da Polícia espanhola serão conduzidos esta tarde à Audiência Nacional espanhola.

Jurdan Martitegi, Alex Uriarte e Gorka Azpitarte foram levados da esquadra de Montpellier em dois automóveis, pelas 5h25. A Polícia francesa cortou a circulação automóvel em frente à esquadra para proteger a saída da comitiva, que se dirigiu para o aeroporto da cidade. Dali, os detidos foram levados para Paris.
Uma vez na capital francesa, os três passarão a estar à disposição da juíza Laurence Le Vert. O período de incomunicação termina hoje à tarde para os três detidos em Montoriol no sábado passado.
Ontem, pela primeira vez, veio a público uma versão detalhada do ocorrido durante a detenção. A agência Europa Press admitiu que houve “um disparo para o ar”, algo que o ministro Alfredo Pérez Rubalcaba tentou negar.

Por seu lado, Jonathan Guerra, Asier Ortiz de Guinea, Gorka Iriarte, Igor García e Sergio Bravo, que continuam sob incomunicação em poder da Polícia espanhola, serão levados esta tarde à presença do juiz Santiago Pedraz, segundo avançou o Movimento pró-Amnistia.

Fonte: Gara