Um habitante de Burlata (Nafarroa) e colaborador do site burlataherria.org terá de comparecer num tribunal de Iruñea na próxima sexta-feira, 10 de Maio, por ordem da Audiência Nacional espanhola. O procurador acusa-o de enaltecimento do terrorismo e pede o encerramento da página.
No passado dia 13 de Março, por acusações semelhantes, este habitante de Burlata, o autarca de Atarrabia e um membro do Herrira tiveram de comparecer no tribunal de excepção espanhol por ordem do juiz Fernando Andreu. O caso acabou por ser arquivado, por falta de provas.
Agora, a queixa está outra vez relacionada com a informação veiculada pelo burlataherria.org sobre as cerimónias de boas-vindas a presos políticos em Burlata desde 2009.
A esquerda abertzale de Burlata afirmou que estamos «perante um novo ataque à liberdade de expressão», «um ataque à informação livre, uma tentativa de criminalização da solidariedade com os presos políticos e uma tentativa de silenciamento e de criminalização de um meio de comunicação livre que dá voz a todas iniciativas populares euskaldunes e de esquerda de Burlata».
Como tal, convidou os cidadãos a participar, na próxima quarta-feira, 8 de Maio, às 20h30, na foto solidária que será realizada na Euskal Herria Peña. / Fonte: ateakireki.com