segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Arcelor Mittal confirma encerramento da fábrica em Zumarraga

Depois da reunião de quinta-feira, dia 7, entre a administração da Arcelor Mittal e as ORT, ficou claro que a fábrica de Zumarraga (Gipuzkoa) irá ser fechada. A multinacional quer ali apenas oito dos 350 trabalhadores, e isso, para o LAB, é sinal de uma decisão inequívoca.

Na reunião, o presidente da Arcelor Mittal no Estado espanhol, Gonzalo Urquijo, apresentou um relatório, de acordo com o qual a fábrica não pode ser competitiva no actual contexto. Visão contrária têm as organizações representativas dos trabalhadores, que defendem a sua viabilidade.

Numa nota, o LAB afirma que a recolocação dos trabalhadores nas Astúrias não é solução e que isso implicará destruição de emprego «na origem e no destino».

Acções de luta
 Os trabalhadores de Zumarraga vão realizar uma paralisação de 24 horas esta terça-feira, 12. Em solidariedade com estes, os das fábricas da Arcelor Mittal em Olaberria e Bergara (Gipuzkoa) também vão estar parados quatro horas, das 12h00 às 16h00. Daqui, seguirão em caravana de carros até à fábrica de Zumarraga para participarem na concentração que ali terá lugar das 13h00 às 15h00. Para as 18h00, foi convocada uma manifestação em Urretxu (município colado a Zumarraga). / Ver: lab.eus e argia