As organizações representativas dos trabalhadores (ORT) da Arcelor Mittal Zumarraga aprovaram, em plenário, um novo calendário de mobilizações em defesa da viabilidade da fábrica, no âmbito do qual foi convocada uma paralisação para dia 20. Os trabalhadores pedem o apoio a toda a comarca de Urola Garaia (Gipuzkoa).
Entre as 13h00 e as 15h00, dezenas de trabalhadores, incluindo os das fábricas de Bergara e Olaberria, concentraram-se no exterior da fábrica de Zumarraga. Também houve concentrações solidárias em Gijón e Avilés, nas Astúrias. Ao fim da tarde, os trabalhadores, que estão hoje em greve, participaram numa manifestação pelas ruas dos municípios vizinhos de Urretxu e Zumarraga, apoiados por centenas de pessoas, contra o encerramento da fábrica local da Arcelor Mittal.
Reunidos em plenário, os trabalhadores aprovaram «por grande maioria» um novo calendário de mobilizações: prosseguir com as concentrações à porta da fábrica sempre que houver reunião com a administração; realizar uma «greve geral» no dia 20, «pedindo à comarca de Urola Garaia que faça deste dia uma jornada de luta contra o encerramento da Arcelor Mittal»; participar na manifestação convocada para dia 23, em Bilbo, «em defesa da nossa indústria».
Entretanto, está prevista para amanhã à tarde nova reunião com a administração, um encontro no qual as ORT comparecem com o propósito de «defender a viabilidade da fábrica e com a expectativa de que a administração esteja disposta a falar de um plano e o apresente». / Ver: naiz