Esta edição do programa «La Memoria», que foi para o ar na segunda-feira, 25 de Abril, só podia começar com o comunicado do MFA – Movimento das Forças Armadas – que, a 25 de Abril de 1974, pôs em marcha o golpe militar que acabaria com a longa ditadura salazarista, dando ao povo português a possibilidade de exercer a liberdade que lhe tinha sido negada durante décadas e que havia de florescer a partir desse dia, naquela que ficou conhecida como Revolução dos Cravos.
Também em dias de Abril, mas em 1937, as bombas da Legião Côndor e da Aviazione Legionaria, ao serviço dos franquistas, caíram sem misericórdia sobre diversas localidades bascas – e não apenas sobre Gernika. Esses mesmos aviões bombardeariam, com igual ferocidade, outros locais do Norte peninsular, transformando outras terras e cidades «noutras Gernikas». Disso fala Jesús Gutierrez, investigador do bombardeamento de Eibar, e Pablo Alcántara, jovem investigador asturiano que ultima um trabalho em que dá conta da mortífera passagem da «Côndor» pela sua terra.
Um pedaço da memória de todos os resistentes armados pela liberdade de Euskal Herria e contra o franquismo reflectir-se-á na lembrança de 19 de Abril de 1973, dia em que Eustakio Mendizabal, Txikia, caiu morto a tiro, em Algorta (Bizkaia), pelas forças policiais daquele regime. / Ouvir: Info7 irratia
terça-feira, 26 de abril de 2016
«La Memoria»: As outras Gernikas
Etiquetas:
cultura,
fora de Euskal Herria,
franquismo,
Guerra de 1936,
história,
info7,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão