Realizou-se, ontem, em Donostia uma concentração de apoio ao jornalista do Argia e de protesto contra a Lei da Mordaça.
Cerca de 200 pessoas juntaram-se na Praça Easo, na capital guipuscoana, para expressar apoio ao jornalista Axier López, do Argia. Estiveram presentes o director do Berria, Martxelo Otamendi, e a directora do Argia, Estitxu Eizagirre, bem como Imanol Murua Uria, Mertxe Aizpurua e Fermin Munarriz, entre outros.
López, que foi multado em 601 euros por divulgar fotos de uma detenção sem autorização da Polícia, tomou a palavra para agradecer todo o apoio que tem recebido nos últimos dias.
Tendo agradecido o apoio, fez ainda um apelo para que se vá mais longe. Aos partidos que por estes dias se têm posicionado contra a Lei da Mordaça, disse que, além de aprovar moções, é tempo de se ser «mais ousado». E também lançou um aviso aos jornalistas: «Não podemos tomar isto como uma coisa normal». E fez um apelo para que se desobedeça a esta lei.
Em Donostia, tem estado a decorrer, precisamente, uma semana contra a Lei da Mordaça, por iniciativa do Eleak/Libre. Para ontem estava programada a mesa-redonda «Komunikabideak: Adierazpen askatasuna-Mozal Legea» [Meios de comunicação: liberdade de expressão-Lei da Mordaça], no espaço Kaxilda. Participaram Sergio Labaien (Ahotsa), Lander Arbelaitz (Argia), Boro (La Haine) e os utilizadores do Twitter @erreharria e @jegurzegi. / Ver: Berria
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Concentração solidária com o «Argia» e Axier López
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Censura,
Notícias,
Repressão