
Antes de iniciarem o percurso da mobilização, muitas centenas de pessoas concentradas frente ao Palácio da Justiça fizeram um minuto de silêncio em memória de Iñigo Cabacas. Muitas também colocaram velas nas escadaria do tribunal. O jovem morreu no dia 9 de Abril de 2012, depois de, no dia 5, ter sido atingido na cabeça por uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza, quando festejava a eliminação do Schalke 04 e a passagem do Athletic às meias finais na Liga Europa.
Durante a manifestação, em que foi bem notória a presença das torcidas organizadas do Athletic e do Rayo Vallecano (Bukaneros), exigiu-se justiça para Pitu e gritaram-se palavras de ordem como «herria ez du barkatuko» [o povo não perdoará] e «lau urte justiziarik gabe» [quatros anos sem justiça].
Esta foi a última das iniciativas programadas no contexto do quarto aniversário da morte de Iñigo, depois do acto de homenagem realizado este sábado e das iniciativas levadas a cabo esta semana no campus de Leioa e pelos trabalhadores do BBVA, onde Iñigo trabalhou.
Almoço em Astrabudua
Apoiantes do Athletic e do Rayo almoçaram juntos no bairro operário de Astrabudua (Erandio) e, dali, seguiram juntos para a manifestação em Bilbo. / Ver: Berria, naiz e SareAntifaxista / Fotos: lahaine.org