A Audiência Provincial da Bizkaia absolveu 18 dos 19 condenados por alegados incidentes na manifestação de protesto contra o despejo e a demolição Kukutza III Gaztetxea, a 23 de Setembro de 2011. O que foi condenado viu reduzida a pena para quatro meses.
Acusados de «desordem pública», estes 19 jovens tinham sido condenados pelo Tribunal de Bilbo, em Outubro último, a nove meses de cadeia e a uma multa de 84 000 euros. Na semana passada, a Audiência Provincial da Bizkaia absolveu 18 deles.
O Kukutzarekin Elkartasun Taldea [KET; Grupo Solidário com o Kukutza] sublinhou hoje, em conferência de imprensa, que a sentença do Tribunal de Bilbo limitava o «direito de manifestação», como a Audiência da Bizkaia reconhece, e condenava os arguidos baseando-se exclusivamente nos depoimentos dos polícias, «sem ter provas suficientes».
O KET criticou ainda a «violência» da Ertzaintza, «que meses depois tirou a vida a Iñigo Cabacas», e a «atitude tendenciosa dos órgãos de comunicação hegemónicos, que, em poucas horas, deixaram de contar os factos e passaram a encobrir as mentiras do então conselheiro do Interior, Rodolfo Ares».
Mais julgamentos
Estes 19 não foram os únicos imputados no âmbito do despejo do Kukutza. Há alguns meses, 23 pessoas foram julgadas pelo crime de «usurpação»; 22 foram absolvidas e uma foi condenada a três anos de cadeia por crime de «atentado à autoridade». O Ministério Público recorreu da sentença. / Ver: topatu.eus e naiz