terça-feira, 26 de abril de 2016

Ao protesto dos estudantes em Leioa, Ertzaintza responde com carga, detenções e feridos

A Ertzaintza carregou com violência sobre quem participava, hoje, na acção de protesto convocada pelo Ikasle Abertzaleak (IA) no campus de Leioa da Universidade do País Basco (UPB), sob o lema «Não aos ataques aos estudantes». Cinco pessoas foram presas e 15 ficaram feridas na sequência da intervenção policial, informou o IA.

Numa nota, o sindicato estudantil abertzale afirma que os estudantes «estão a dar passos na construção de uma educação do povo e ao serviço do povo, face ao processo de mercantilização ao serviço das elites». Neste processo, a UPB está a recorrer à repressão, acusa o IA, e foi nesse contexto que os estudantes hoje se manifestaram em Leioa, apresentando cinco exigências à universidade.

Os estudantes partiram em manifestação da Praça Mikel Laboa com destino à Reitoria. Ali chegados, começaram a ser espancados por seguranças privados e, a pedido do reitor, a Ertzaintza entrou no campus, malhando a eito, fazendo 15 feridos e detendo cinco pessoas – que já foram postas em liberdade, depois de serem incriminadas.

Resposta da UPB às exigências dos estudantes: tareia [Leioatik]Entre as exigências dos manifestantes estão: o fim das medidas e dos processos instaurados a estudantes em San Mames (Bilbo), Gasteiz e Leioa; tomar medidas para que a Ertzaintza não possa entrar na universidade; expulsar as forças policiais dos espaços académicos. / Ver: argia e BorrokaGaraiaDa