quinta-feira, 21 de abril de 2016

Prosseguem as detenções por «enaltecimento»

Três pessoas tiveram de passar, ontem à tarde, por uma esquadra na capital navarra, sendo acusadas de «enaltecimento do terrorismo» por terem afixado uma faixa em que se dava as boas-vindas ao ex-preso Jorge Olaiz, libertado há cerca de uma semana.

Haizea Perez e Andoni Laspalas foram presos pela Polícia Nacional espanhola, e Arkaitz Zudaire dirigiu-se à esquadra por sua iniciativa. Foram todos libertados depois de prestarem depoimento.

De manhã, em Bilbo, uma outra pessoa foi presa pelo mesmo corpo policial, acusada de «enaltecimento do terrorismo» nas redes sociais. Segundo consta, a polícia dos costumes espanhola detectou simpatias por bandas como ETA, GRAPO, IRA e Terra Lliure. / Ver: topatu.eus e Berria

EM VILLABONA, O POVO INSISTE
No dia 13, a Câmara Municipal de Villabona (Gipuzkoa) mandou apagar uma pintada gigante que há muito se vê no chão da Praça Malkar, em defesa do regresso a casa dos presos políticos bascos.
Numa terra com tradição lutadora, choveram críticas sobre o autarca, que se defendeu dizendo que, «para se fazer alguma coisa na terra, é preciso ter autorização». Em resposta, um grupo decidiu fazer uma «pintada colectiva», de «forma pública e participativa». / Ver: argia [com vídeo]