sábado, 2 de abril de 2016

LAB considera «escandalosos» os despedimentos anunciados pelo Santander

«O Banco Santander, que no ano passado lucrou 5966 milhões de euros, mais três por cento do que no ano anterior, anuncia que vai despedir uma parte dos seus funcionários e reduzir os seus Serviços Centrais, tudo isso para fazer frente à "crise", por causa do contexto económico e do aumento de custos», afirma o LAB numa nota. Para o sindicato abertzale, é escandaloso que aqueles que provocaram a crise - que levou milhares ao desemprego, à pobreza e aos despejos - queiram valer-se dessa crise para despedir ainda mais.

O LAB sublinha que, no Banco Santander, os lucros permanecem no patamar dos milhares de milhões ano após ano e que a sua presidente, Ana Botín, «meteu ao bolso» nada menos que 9,8 milhões de euros em 2015 (mais dez por cento que em 2014). Porque «apenas pensam nos lucros», prosseguem com a política de destruição de emprego e de castigo dos clientes, afirma o sindicato, que qualifica as medidas de reestruturação anunciadas no maior grupo financeiro do Estado espanhol como uma «agressão aos trabalhadores».

O LAB exige soberania para Euskal Herria, para que ali se decidida, e considera necessário criar um quadro próprio de relações laborais que impossibilite actuações deste tipo e em que a banca, os grandes empresários e os ricos sejam obrigados a contribuir como lhes corresponde, no contexto de uma política de distribuição da riqueza mais justa. / Ver: lab.eus