segunda-feira, 18 de abril de 2016

Centenas em Baiona numa jornada em defesa da língua basca

No sábado, 16, a Euskal Herrian Euskaraz (EHE), organização que luta pela oficialização do euskara em todo o território basco, levou a cabo uma jornada reivindicativa e festiva em Baiona.

Sob o lema «Izan, egin, eragin» [ser, fazer, levar a fazer], a sétima edição do Euskaraz Bizi Eguna [Dia de viver em basco] juntou centenas de euskaltzales [«amantes» da língua basca] na capital de Lapurdi.

Ao ambiente de brincadeira e festa, para o qual contribuíram os jogos para a pequenada e as palhaçadas de Porrotx, bem como o almoço popular e a música de Erramun Martikorena, seguiu-se uma manifestação pelas principais ruas da cidade, sob o lema que presidiu a toda a jornada e no decorrer da qual se reivindicou a oficialização da língua basca.

Depois, as ruas de Baiona Ttipia encheram-se de gente, animada pelo poteo e os bertsos de Xumai Murua e Ortzi Idoate. Sempre com a língua basca como protagonista, os baionarras Torii e a oreretarra Sorkun actuaram à noite. Quem quis ficar até mais tarde ouviu os sons do DJ Jotatxo. / Ver: ahotsa.info e euskalherrianeuskaraz.org