segunda-feira, 4 de abril de 2016

Carmen Alba volta a proibir uma homenagem antifascista

A delegada do Governo espanhol em Nafarroa não concedeu a autorização para o acto de homenagem a Jokin Artajo e Alberto Asurmendi, membros do EGI-Batasuna mortos a 6 de Abril de 1969, quando preparavam uma acção armada contra a ditadura franquista. Desde 2009 que a Delegação do Governo em Nafarroa nega a autorização para o acto de homenagem a estes lutadores antifranquistas.

Artajo e Asurmendi são considerados militantes da organização política EGI (Euzko Gaztedi Indarra), próxima ao Partido Nacionalista Basco, então ilegal. De acordo com um informe da Polícia Nacional espanhola, a homenagem poderia constituir um crime de «enaltecimento ou apologia do terrorismo».

A associação Ahaztuak 1936-1977 critica esta identificação da luta antifranquista com «comportamentos criminosos» e que se chame «terroristas» a quem se opunha ao regime ditatorial franquista. «Os guardiães do “modelo espanhol de impunidade” decidem quem pode e quem não pode ser recordado, quem é um democrata de sempre e quem não o é», afirma a associação.

Para a Ahaztuak, a proibição da concentração agendada para dia 6 constitui um ataque à liberdade de expressão por parte de quem faz a «apologia do franquismo». Insiste a associação que prestar homenagem a Artajo e Asurmendi é «um dever», um claro sinal de «enaltecimento e apologia da resistência antifascista». «O crime imperdoável seria esquecermo-nos deles», afirma. / Ver: ahotsa.info