
Até final de Maio, os municípios do País Basco Norte vão votar a proposta de criação da Comunidade única Pays Basque. Muitos já o fizeram, tendo votado favoravelmente, como aconteceu em Hendaia, Senpere, Hiriburu, Sara, Behorlegi, Baiona, Maule, Zuraide, Gabadi, Uztaritze e Ezpeleta.
Na consulta do último Outono, em Ziburu, a maioria dos vereadores mostrou-se contrária à criação desta elkargoa [comunidade]. Daí que o porto desta última localidade tenha sido escolhido para uma das concentrações.
Sebastien Castet, membro da plataforma Batera, incentivou as pessoas a enviar postais com o «sim» aos eleitos ziburutarras, para que, na votação, se inclinem para essa opção. Castet agradeceu ainda a todos os que, nos últimos três meses, têm participado nas iniciativas de esclarecimento da Batera, organizando debates e assembleias.
A Batera é uma plataforma que engloba múltiplas associações, sindicatos, organizações e cidadãos do País Basco Norte. Surgiu em 2002, tendo como objectivos fundamentais a co-oficialização da língua basca, a criação de um departamento País Basco, de uma associação agrícola basca e de uma universidade. / Ver: naiz, kazeta.eus e batera.info