Apesar da má cara que o tempo fez de manhã, a 38.ª edição do Nafarroaren Eguna ficou marcada pela afluência de milhares de pessoas, que participaram nas múltiplas iniciativas programadas - dança, música, sessões de bertsos, almoço popular, entre outras. Em destaque esteve também a homenagem ao músico Manex Pagola.
Organizadas, como é habitual, pela associação Basaizea, as festividades do Dia de Nafarroa em Baigorri tinham este ano um lema que chamava bem a atenção: «Separatismorik ez! Nafarroa bat eta bakarra» [Não ao separatismo! Por uma Navarra una, única]. A Basaizea explica que não aceita a separação dos bascos em dois estados; por isso, de forma provocadora e irónica, diz «não» ao separatismo e «sim» ao unionismo (dos navarros, dos bascos).
Como é costume, as ruas de Baigorri encheram-se de gente e festa. Entre os convidados estavam o presidente da Câmara Municipal de Iruñea [Pamplona], Joseba Asiron, e a chefe do Executivo navarro, Uxue Barkos.
Grande protagonismo assumiu a homenagem ao músico Manex Pagola, que passou a vida a criar melodias e cujas canções foram interpretadas por tantos músicos bascos. Também em destaque esteve a recolha de fundos pela associação Etxauzia, que dinamiza a campanha «Um basco, um euro», para que o castelo de Baigorri não seja vendido e privatizado, e possa ser um espaço público, para todos, onde a história e a cultura navarras sejam mostradas.
«Larrain dantza» [Eskunabarrak]
Ver: Berria / Fotos: Nafarroaren Eguna