sexta-feira, 22 de abril de 2016

Inúmeras iniciativas para lembrar o bombardeamento de Gernika

Na terça-feira, 26, passam 79 anos sobre o bombardeamento de Gernika pela Legião Côndor. A Câmara Municipal revelou as várias iniciativas evocativas agendadas para esse dia.

A dar início aos eventos programados estará a tradicional entrega dos Prémios Gernika pela Paz e a Reconciliação, no Lizeo Antzokia, ao meio-dia. Os galardoados são, este ano, o ex-presidente uruguaio José Mujica e o antropólogo forense e presidente da Sociedade de Ciências Aranzadi Francisco Etxeberria.

À tarde, terá lugar no Pasealeku o também habitual toque de sirenes, seguindo-se, em diversos pontos de Gernika-Lumo, o acto popular «4 minutuko ekimena», em que as pessoas guardarão quatro minutos de silêncio.

Às 16h30, será feita uma oferenda floral, no cemitério de Zallo, aos mortos no ataque fascistas de há 79 anos. Às 19h30, terá início a representação teatral popular «Gernika Garretan», uma crónica do bombardeamento interpretada pelos gernikarras.

Às 21h30, começará uma manifestação silenciosa com velas pelas ruas da localidade biscainha. O programa inclui ainda concertos, exposições e outras obras teatrais. / Ver: SareAntifaxista