quinta-feira, 14 de abril de 2016

Domingo, manifestação em Bilbo pelo regresso a casa dos presos e refugiados

LAB, Ernai e Sortu fizeram um apelo à participação na mobilização que, dia 17, a partir do meio-dia, irá percorrer o centro da capital biscainha sob o lema «Amnistiaren bidean, preso eta iheslariak etxera» [No caminho da amnistia, presos e refugiados para casa].

Ontem, 40 ex-presos bilbaínos concentraram-se nas escadarias da Câmara Municipal para anunciar a sua adesão à manifestação e denunciar o facto de a autarquia não lhes ter dado autorização para colocar uma cela de tamanho real na rua para divulgar a realidade das prisões.

Para além disso, informaram que, actualmente, o preso político bilbaíno mais próximo de casa está nas Astúrias (a cerca de 300 quilómetros) e o mais afastado se encontra em Algeciras, a 1055 quilómetros.

Referiram ainda: os casos de isolamento de Harriet Iragi em Castelló e Arantza Zulueta em Puerto de Santa María; o facto de Ibon Goieaskoetxea ter sido obrigado a deixar de estudar em Fleury; o facto de Itziar Plaza estar numa cela de castigo nessa mesma cadeia; o protesto de Iurgi Garitagoitia em Bois d'Arcy pelos direitos mais básicos. / Ver: naiz