sábado, 14 de agosto de 2010

Brian Currin afirma que tem «razões para estar optimista»


O advogado sul-africano Brian Currin afirmou ter «razões para estar optimista» face à actual situação política, que considera «delicada».

«A situação está num ponto bastante delicado, mas acredito que se estejam a verificar progressos. Não posso dizer mais nada a este respeito«, afirmou o mediador Brian Currin numa entrevista à Europa Press.



Guardando uma natural discrição, afirmou ter «motivos para estar optimista» face à situação política que se vive em Euskal Herria. O mediador internacional, que coordenou a Declaração de Bruxelas, na qual 21 personalidades reconhecidas a nível mundial fazem um apelo no sentido de se aproveitar a oportunidade criada em Euskal Herria após «Zutik Euskal Herria», afirmou, em resposta a questões colocadas pela agência noticiosa, que não existe «uma data-limite» para que a ETA responda a essa iniciativa, tendo ainda referido que não transmitiu nenhuma mensagem recente ao presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, sobre o seu optimismo.



Depois de reiterar que o seu trabalho é independente, Currin considerou que a aproximação dos presos políticos bascos «pode ser um factor importante, capaz de contribuir para o avanço do processo».

Sobre os últimos movimentos entre forças independentistas, como o acordo estratégico subscrito entre a esquerda abertzale e o EA em Junho e as conversações abertas com outros partidos, encara-as de forma positiva.
Fonte: Gara