quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mikel Ibañez novamente na prisão, apesar de gravemente doente


O prisioneiro basco Mikel Ibañez, que sofre de uma doença grave e cumpria a pena em sua casa desde 2008, acaba de ser enviado novamente para a prisão.
Há algum tempo, tinha pedido autorização para sair de casa algumas horas por dia, de forma a andar um pouco - algo que o médico designado pela Justiça tinha considerado necessário à saúde de Ibañez.
Mas a perspectiva dos magistrados foi diferente. O procurador considerou «que na prisão é possível fazer passeios quotidianos». Assim, Mikel Ibañez voltou para a prisão, tendo sido ontem encarcerado em Martutene, apesar de nestes dois anos ter seguido à risca as regras que lhe foram impostas, não saindo de sua casa.
O Movimento pró-Amnistia lembra que ele «sofre, entre outras coisas, de um cancro, possui sérias limitações e teve um enfarte há duas semanas». Este movimento exige assim a sua libertação incondicional, bem como a de outros prisioneiros gravemente doentes. G.C.
Fonte: lejpb - EHko_kazeta

José Luis Elkoro foi transferido para a prisão de Martutene
José Luis Elkoro, durante muitos anos autarca de Bergara (Gipuzkoa), encontra-se desde sexta-feira na prisão de Martutene, depois de ter sido transferido da prisão de Dueñas (Palência).
No domingo pôde estar com os seus familiares, perante os quais se mostrou surpreendido pela transferência, segundo relatou ao diário Gara o seu filho, Paulo Elkoro. Depois de se ter recusado a entrar numa cela que se encontrava num estado lastimável, Elkoro foi levado para a enfermaria do presídio, onde continua. Elkoro tem 75 anos de idade e sofre de diversas doenças graves.

Por outro lado, em defesa dos direitos dos presos 40 pessoas juntaram-se no domingo em Altsasu e 35 em Bermeo. Na segunda fizeram o mesmo 15 pessoas em Bermeo, em Iurreta 35, 27 em Ataun, 101 em Ondarroa e 35 em Zaldibia.
Fonte: Gara