quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Detidas duas pessoas por arrancar a placa da Deputação de Gipuzkoa contra imposições espanholistas



No passado dia 27 de Fevereiro, o deputado-geral Markel Olano inaugurou com toda a pompa uma placa no palácio foral de Gipuzkoa, em Donostia, em que se informava os cidadãos que no alto do edifício ondeia a bandeira espanhola apenas porque isso foi imposto pelo Supremo Tribunal espanhol às autoridades locais. «É uma falta de respeito pela vontade popular e uma negação do direito a decidir livremente», lia-se no texto gravado. Essa mesma placa ia no domingo passado nos braços de um casal de Madrid, que a arrancou da parede, tendo sido de imediato detido pela Polícia Municipal.

Um homem e uma mulher, ambos residentes em Madrid, foram detidos pela Polícia Municipal acusados de arrancar a placa colocada na fachada da Deputação de Gipuzkoa contra a obrigatoriedade de fazer ondear neste edifício a bandeira espanhola.

Os factos deram-se na segunda-feira, pelas 16h36, altura em que as câmaras dos serviços de segurança do palácio foral, situado no centro da cidade, detectaram duas pessoas, ambas de 41 anos, a arrancar a dita placa metálica, ali colocada no passado dia 27 de Fevereiro.

De acordo com fontes forais, foi o homem que cobriu a placa com um pano ou um plástico, antes de a arrancar da parede a que se encontrava aparafusada.

A Polícia Municipal de Donostia foi avisada de imediato, tendo detido ainda na Gipuzkoa plaza, onde fica o edifício, os dois suspeitos na posse da placa metálica.

A Polícia Municipal referiu num comunicado que os dois detidos, residentes em Madrid, foram interrogados e saíram em liberdade, depois de serem acusados de um crime de furto, pelo qual deverão responder perante a Justiça.

Agentes desta força policial vão visionar hoje mesmo as gravações das câmaras de segurança de forma a completar a informação que irão enviar ao tribunal correspondente.

Por seu lado, a Deputação de Gipuzkoa fez saber que irá apresentar uma queixa e que colocará uma nova placa quanto antes.

Fonte: kaosenlared.net
- -
Adenda: Começam a dissipar-se as incógnitas à volta dos ladrões da placa da Deputação de Gipuzkoa contra a imposição da bandeira espanhola. O casal que roubou a placa pertence à «nobreza» e dirige uma fundação em Nafarroa. É só marqueses, alta roda, gente fina e bons relacionamentos, estes ladrões. Lemos notícia no Deia via SareAntifaxista e também no Berria. Mais tarde no Gara. Se estes larápios apanhados «em flagrante» fossem presos (!), sê-lo-iam de consciência, políticos, naturalmente.