quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dois presos em greve de fome e sede por causa dos obstáculos às visitas em Moulins-Yzeure


Os presos bascos Ander Geresta e Joseba Abaunza, encarcerados na prisão de Moulins-Yzeure (França), iniciaram ontem uma greve de fome e sede para denunciar os entraves que têm sido colocados às visitas nas últimas semanas. De acordo com o Movimento pró-Aministia, nos últimos três fins-de-semana os carcereiros pediram que se despissem, de forma a inspeccionar-lhes o ânus. Os presos bascos recusaram sujeitar-se a esta condição, e, como consequência disto, foram levados para a cela de castigo. Através da greve de fome e de sede, Geresta e Abaunza pretendem denunciar esta situação.
Com eles, estão outros dois presos bascos nesta prisão: Ismael Berasategi e Iñaki Lizundia. No entanto, não vão participar no protesto, uma vez que estão a tomar medicamentos.
Fonte: Berria

A Ertzaintza volta a vetar as fotos dos presos nas festas de San Inazio, em Bilbau
A Ertzaintza apareceu na segunda-feira de manhã nas festas de San Inazio, apreendendo, pela terceira vez, as fotos dos presos deste bairro bilbaíno, que não tardaram a reaparecer. Em defesa dos presos 50 pessoas protestaram no domingo em Altsasu. Na segunda, foram 15 em Bermeo, 20 em Ataun, 95 em Ondarroa, 30 em Zaldibi e 23 em Altza.
Fonte: Gara

A Ertzaintza deteve duas pessoas em Hernani
A Ertzaintza deteve Gurutz Agirresarobe Pagola e Aitziber Ezkerra Segurajauregi, no âmbito de uma operação decretada pela Audiência Nacional espanhola e que fontes policiais relacionam com o atentado que custou a vida, em 2003, ao ex-chefe da Polícia Municipal de Andoain Joseba Pagazaurtundua. Os detidos permanecem incomunicáveis em instalações policiais.
As detenções ocorreram em Hernani (Gipuzkoa) por volta das quatro da manhã, altura em que os agentes policiais rebentaram com explosivos as portas de entrada de ambas as casas, situadas nas ruas Antziola e Oriamendi. Depois, as buscas prolongaram-se até depois das oito, altura em os agentes abandonaram o local, por entre os protestos dos vizinhos. Os polícias levaram várias caixas com documentação. O Movimento pró-Amnistia já veio lançar o alerta para o risco de tortura, lembrando, nomeadamente, o caso das detenções de Ondarroa.
Notícia completa: Gara