sábado, 14 de agosto de 2010

Duas pessoas detidas, em Tarragona e Donostia, para cumprir pena (e não o que está a ser divulgado nalguma comunicação social)


A Polícia espanhola deteve Zugaitz Izagirre numa localidade de Tarragona (Catalunya), onde o jovem oiartzuarra estava a passar uns dias de férias. Em Donostia foi detida Regina Maiztegi. Encontravam-se ambos em liberdade condicional e estavam obrigados a comparecer em tribunal semanalmente, depois de terem sido julgados em Maio. Esta operação não corresponde, como divulgou certa comunicação social, a «uma operação contra a ETA».
NOTA: Em Portugal, já na madrugada de domingo, esta falsa notícia - «detenção de dois alegados etarras» - foi também divulgada com sensacionalismo de última hora na SIC.


Uma dezena de polícias lançou-se sobre Zugaitz Izagirre e apontou-lhe as suas armas quando, acompanhado por familiares, se dirigia para a praia de La Pineda-Vila Seca, onde se encontra de férias, segundo fez saber ao Gara um dos familiares. Testemunhas da detenção relataram que o jovem e um amigo foram metidos num automóvel e levados para a esquadra.

Esta operação não correspondia a uma «operação contra a ETA», como de imediato divulgaram diversos meios e agências nas suas edições on-line. Tratou-se antes de uma actuação desproporcionada para dar cumprimento a uma ordem judicial de captura que podia ter sido comunicada ao jovem numa das suas visitas semanais ao tribunal para se identificar e assinar, também em Tarragona. Os familiares denunciaram a violência utilizada na detenção e o «jogo mediático» criado com detenções como a de Izagirre, que fazia uma vida normal.

Izagirre foi detido em 2003 acusado de estar relacionado com uma «rede de captação» da ETA e, depois de passar cinco dias incomunicável em instalações policiais, denunciou ter sido torturado. Foi condenado a sete anos de prisão em Maio último e, depois de ter estado três anos e meio em prisão preventiva, aguardava pela notificação para ser encarcerado e cumprir o resto da pena.

Horas depois da detenção de Izagirre, foi detida em Donostia Regina Maiztegi, também julgada em Maio e condenada a seis de prisão por «colaboração» com a ETA. Também se encontrava em liberdade condicional e a aguardar cumprimento da pena.
VER: Gara e Gara
-
Ver também:
«Sobre as últimas detenções de dois cidadãos bascos», de J.M. ÁLVAREZ