terça-feira, 31 de agosto de 2010

Homenagem a Juan Mari Ormazabal, «Tturko», 19 anos depois da sua morte

No domingo passaram 19 anos sobre a morte do militante da ETA Juan Mari Ormazabal, que perdeu a vida durante um troca de tiros com a Ertzaintza no parque Etxebarria, em Bilbo. Em sua memória, dezenas de pessoas juntaram-se no local em que o jovem de Hernani foi abatido a tiro pela Polícia autonómica.

O acto em memória de Tturko iniciou-se com uns emotivos bertsos, que depois deram lugar a uma intervenção política na qual foram lembrados todos os bascos e bascas «que deram a vida por Euskal Herria». Posteriormente, dois dantzaris dançaram o aurresku de honra e um familiar de Juan Mari Ormazabal interpretou à guitarra uma canção que ele mesmo compôs em honra do seu familiar abatido em Bilbau.
Nos últimos dias houve diversos actos de homenagem a militantes mortos. Em Deba (Gipuzkoa), por exemplo, foi evocado Patxi Itziar e, em Errenteria (também em Gipuzkoa), Pablo Gude, Rafa Etxebeste, Maite Pérez e Félix Bikuña foram também homenageados.

Por outro lado, dezenas de pessoas participaram neste domingo no acto que decorreu ao meio-dia no Arenal de Bilbau em homenagem às vítimas do franquismo e aos que lutaram contra o regime golpista. Convocado pela Ahaztuak 1936-77, o acto, que foi também secundado pelas comparsas, terminou com uma oferenda de cravos vermelhos, lançados ao Ibaizabal.
Fonte: Gara
Ver também: boltxe.info